17/07/2009

INC: SBT terá atração com formato do "Vídeo Show"

INC - INFORMAÇÃO NÃO-CONFIRMADA

O objetivo do programa é mostrar ao telespectador os bastidores da emissora, valorizando o casting artístico, o elenco e ainda ajudar na divulgação de novas atrações. O projeto é de Daniela Beyruti e o nome mais cotado para a apresentação é de Beto Marden.
Vale lembrar que o autor Tiago Santiago pediu à Record um programa assim, mas não foi atendido. Tal fato está entre os motivos que o fizeram romper seu contrato e aceitar a proposta do SBT.

INC - INFORMAÇÃO NÃO-CONFIRMADA

Confirmar um fato antes de divulgá-lo é - ou pelo menos, deveria ser - um dos princípios de qualquer jornalista. Tal atitude demonstra respeito ao seu público e é um dos formadores da credibilidade de um jornalista. Mas, entre outros motivos, a estratégia é um que pode fazer com que as emissoras não confirmem alguma informação pensando nas suas concorrentes, deixando o "É verdade." para o momento que o canal julgar melhor. Porém, já que "onde há fumaça, há fogo", o STS TV se reserva no direito de julgar as INCs, fazendo uma seleção do que talvez seja uma verdade ainda não-confirmada e do que talvez seja boato.
Então, nas raras vezes que aparecer no título de uma notícia a sigla INC, você já sabe o que significa. Lembrando que a minha prioridade sempre foi e sempre será a divulgação dos fatos confirmados, sem "talvez", "pode ser" e outros termos que só constam nos textos de quem acha que jornalista só é jornalista se com ele vier um pedaço de papel comprovando que ele fez o curso e simplesmente ignora o fato de que um jornalista é uma
pessoa. Mas, essa é uma outra história...

Contato: sts.tv@hotmail.com

Um comentário:

Plinio disse...

Muito boa esta explicação sobre o que é INC.Concordo com vc jornalista é aquele que divulga após s confirmação e não apenas a especulação.