05/02/2009

Parabéns, "Domingo Legal"!

Às 13h do dia 17 de janeiro de 1993, estreava no antigo "Programa Silvio Santos", pelo SBT, o programa "Domingo Legal", apresentado por Augusto Liberato, o Gugu.
No começo, a atração de variedades aproveitava grande parte do formato do "Viva a Noite", sucesso dos anos 80 também apresentado por Gugu no SBT.
Sendo exibido gravado, os bons índices de audiência fizeram com que a atração ganhasse cada vez mais tempo. No primeiro domingo de 1994, o "Domingo Legal" passou a ser exibido ao vivo, como acontece até hoje.
Em 3 de março de 1996, o programa começa mais cedo para cobrir a morte dos Mamonas Assassinas. Nesse dia, a atração atingiu picos de 47 pontos.
Dois anos mais tarde, o programa, que era produzido no Teatro Silvio Santos, passa a ser exibido diretamente dos estúdios do SBT.
Apesar das frequentes acusações de sensacionalismo, o "Domingo Legal" fecha a década de 90 com picos de 40 pontos.
Em 2000, o "Domingo Legal" fica 30 semanas consecutivas na liderança de audiência e mais cinco não-consecutivas. No ano seguinte, foram 48 domingos na frente da Globo. Parte desse bom desempenho se deve aos programas que antecediam o "Domingo Legal", como o "Qual É a Música?", de Silvio Santos, que já entregava a audiência liderando no IBOPE. Esses dois anos (2000 e 2001) foram o auge de Gugu e seu programa.
Em 2003, após uma queda na audiência, a atração tenta se renovar focando no jornalismo. Mas, no mês de setembro, o "Domingo Legal" exibe uma falsa entrevista com integrantes do PCC, o que fez com que a audiência do programa caísse mais e a imagem do apresentador ficasse arranhada.
Nos anos seguintes, a atração ganha novo cenário e volta a focar no entretenimento. Com quadros como "Encontros" e "De Volta pra Minha Terra", Gugu se mantém confortável no segundo lugar. Nessa mesma época, a audiência cresce ainda mais quando o reality show "SuperNanny" passa a ser exibido antes do "Domingo Legal", mas o programa continuava sem alcançar a liderança da Globo.
Já em 2006, a atração passa por uma nova repaginada, mas continua com quadros de entretenimento. No entanto, o programa passa a receber a baixa audiência do sorteio da Tele Sena, o que faz com que a audiência do dominical também caia, transformando 2006 em um dos piores anos em audiência. Tanto que perdeu o confortável segundo lugar ao ter que disputá-lo com a Record.
A audiência melhorou em 2007, com a estréia de quadros como "Trocando as Bolas" e "Biombo da Moda". No final desse mesmo ano, acontece a estréia do "Construindo Um Sonho", quadro que deu ao SBT a liderança de audiência, deixando o "Fantástico", da Globo, para trás. Depois de anos, Gugu voltava a se destacar na audiência.
No ano seguinte, o "Construindo Um Sonho" virou o carro-chefe do "Domingo Legal", fazendo o programa alcançar novamente o primeiro lugar. No dia 3 de agosto de 2008, o quadro chegou a marcar picos de 28 pontos.
"Construindo Um Sonho" é um quadro que reforma a casa das pessoas e está entre os produtos mais bem produzidos da história da emissora e deve continuar na atração em 2009, junto com outras novidades prometidas pela produção do tradicional "Domingo Legal".

Fonte: NaTelinha

Em homenagem aos 16 anos do "Domingo Legal", o STS TV fará a sua modesta homenagem, que além desta retrospectiva com os principais momentos e acontecimentos do programa, contará com vídeos, fotos e o que mais surgir* para comemorar o aniversário de 16 anos de um dos programas mais queridos, assistidos e tradicionais do SBT e da televisão brasileira.

*E você, leitor, pode me ajudar a fazer esta homenagem enviando para o e-mail do blog fotos, vídeos, lembranças e o que mais você quiser compartilhar comigo e com os leitores do STS TV sobre o "Domingo Legal".

Contato: sts.tv@hotmail.com.

Se você quiser postar um comentário sobre esta notícia e não tiver um Blogger da Google ou um OpenID, selecione "Nome/URL" ou "Anônimo".

Um comentário:

Anônimo disse...

Beleza,

A ideia esta lançada !!

Siga em frente !!